Dicas e conselhos para melhorar as suas fotografias.

Publicado em 31/12/2019 por Jose António

Se gosta de tirar Fotografias tem várias opções sem necessitar de gastar muito dinheiro.
Não precisa de ser uma máquina profissional (deixe isso para os profissionais). As câmaras compactas digitais podem fazer fotos de muito boa qualidade, são pequenas, leves, fáceis de transportar e são sempre superiores a qualquer telemóvel.

Para melhorar as suas fotos há que ter em atenção algumas regras básicas:
Para não cometer erros e poder aperfeiçoar as suas fotos, vou procurar dar-lhe algumas dicas e conselhos, baseados na minha experiência.

Foto feita com uma máquina compacta digital HP PhotoSmart C850 : a linha do horizonte está colocada praticamente onde começa o terço superior como manda a Regra dos Terços

A Regra dos Terços

É uma regra básica usada desde os primórdios da fotografia e também na pintura. Especialmente útil em fotos de paisagem, consiste em dividir mentalmente o quadro em três partes, traçando duas linhas horizontais e duas verticais.
Os 4 pontos onde elas se cruzam são considerados os de maior impacto visual de composição e enquadramento.
No entanto, esta Regra não serve para todas as situações. É muito útil para paisagens e composições em que o assunto principal não tenha de ficar centralizado.

Dicas

A Fazer

  • Posicione o tema principal num dos cruzamentos das imaginárias linhas e irá resultar numa composição muito mais equilibrada do que posicionado ao centro. Por exemplo, numa foto de pôr-do-sol, situar o Sol num destes pontos torna a
    composição mais agradável e sugere até algum movimento.
  • Nas fotos de paisagem (como o exemplo acima) aconselho a colocar a linha do horizonte no terço inferior ou superior do enquadramento. Tudo vai depender da sua intenção. Se vai dar mais destaque ao Céu, à Terra ou à Água. Deixar a linha do
    horizonte mais abaixo ou mais acima de uma das linhas imaginárias dos terços, também é uma boa opção.

A Evitar

  • Posicionar a pessoa ou objecto que faça parte do cenário no centro do enquadramento. (Veja a imagem superior)
  • Colocar a linha do horizonte a meio da imagem. (Torna a composição pouco interessante). (Veja a imagem superior)
  • Usar sempre a Regra dos Terços em todas as situações. Nem sempre deve ser utilizada, deixando algum espaço à criatividade e, como sempre, as Regras também existem para serem quebradas.

No próximo artigo vamos aprofundar mais um pouco a fotografia de paisagem e irei dar-lhe mais algumas dicas e conselhos.

Até lá… boas fotos !

José António Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!

RSS
E-mail
Facebook
Twitter
LinkedIn





Instagram da Andressa


Translate