Especial Férias: Orar no Litoral Nortenho

Publicado em 24/06/2021 por Margarida Anjos

Depois de alimentarmos a alma com o destino Douro, está na altura de rumar a norte. Ao litoral! Se as suas preces para as férias incluíam cultura e diversão, então agradeça… porque o Litoral Nortenho tem tudo isso e muito mais.

A região de Viana do Castelo é um dos segredos mais bem guardados para umas boas férias em Portugal. Palco da maior romaria do país, as Festas de Nossa Senhora d’Agonia são uma desculpa perfeita para uma estadia de sonho, repleta de turismo religioso, praias, desportos náuticos e percursos pedestres.

Festas de Nossa Senhora d’Agonia

Portugal tem no seu ADN a devoção a inúmeros padroeiros, resultando assim num Verão preenchido por romarias de muita cultura e tradição. A romaria de Nossa Senhora d’Agonia, em Agosto, é a rainha das romarias em Portugal! Desde 1908 que os foguetes marcam a saída da procissão pelas ruas de Viana do Castelo, cobertas por toneladas de tapetes de flores e sal, até ao mar e sob o olhar atento de milhares de pessoas. 

A festa continua pela cidade com diversos eventos religiosos e culturais – espetáculo de fogo de artifício, concertos, desfiles etnográficos, etc – ao logo de vários dias e é o abraço dos Vianenses a todos que os visitam no mês de Agosto.

Monte e Basílica de Santa Luzia

Considerada pela National Geographic Magazine a 3ª vista panorâmica mais bela do mundo. O Monte de Santa Luzia é um verdadeiro retiro de oração com vista para o Vale do Lima e para uma grande parte da orla marítima, a norte e a sul do estuário do rio, assim como para a verdejante serra. 

Pode subir até lá de funicular (elevador), carro ou – para os mais desportistas – pela escadaria. Independentemente de como chega, o momento só está completo com a visita à Basílica, templo dedicado a Santa Luzia e ao Sagrado Coração de Jesus. De inspiração românico-binzantina, as suas imponentes rosáceas são as maiores da Peínsula Ibérica e as segundas maiores da Europa.

As melhores praias do Norte de Portugal

Não vamos mentir, são praias com algum vento – a famosa nortada – mas isso não as define. São praias de grandes areais, de pura contemplação (outra forma de rezar!) e com propriedades medicinais comprovadas, pela forte presença de iodo, que ajuda no combate às alergias e no bom funcionamento da tiróide. 

É no distrito de Viana do Castelo que se situam as praias mais In do Litoral Nortenho, procuradas pela sua beleza natural, boa hotelaria e, claro… anonimato. São elas: Praia do Cabedelo, Praia de Afife, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Moledo

Desportos Náuticos e EcoVias

O Norte traz bons ventos e reflexo disso mesmo é considerar-se o litoral Nortenho um dos melhores destinos para os devotos do surf, wind surf, kitesurf ou bodyboard. É em Viana do Castelo que se encontra, por exemplo, o Centro de Alto Rendimento de Surf! Por outro lado, o rio Lima proporciona a prática de outros desportos como o jet-ski, a vela, o remo, a canoagem, a pesca ,ou simplesmente um passeio de barco com partida da Marina.

Se é mais adepto de ter os pés na terra, este também é o destino ideal. A região oferece diversas ecovias, com itinerários perfeitos para uma peregrinação de pura conexão com a cidade e o mar. Destacamos a Ecovia Litoral Norte com 34km ao longo do oceano Atlântico, desde a freguesia de Castelo do Neiva e a freguesia de Afife.

Livro na mala

E porque também o Litoral Nortenho pede um bom livro, a sugestão para este destino é o “Biografia Involuntária dos Amantes”, de João Tordo. Autor vencedor do Prémio Literário José Saramago, João Tordo dá início a esta história na Galiza – encostada a Viana do Castelo – onde dois amigos vivem em conflito com o seu passado, obsecados por um futuro com dias felizes. Mas como o fazer? Até onde se deve ir para alcançar a paz interior? 

Vemo-nos no próximo artigo… a Sul! 

Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!

RSS
E-mail
Facebook
Twitter
LinkedIn





Instagram da Andressa


Translate