Idoso de 90 anos mostra habilidades manuais ao longo da quarentena, fazendo brinquedos com material reciclável. Veja como!

Publicado em 20/04/2020 por Andressa Pedry

O aposentado Walter Zoletti, de 90 anos, decidiu investir em um antigo hobby para enfrentar a quarentena decretada em razão da pandemia do novo coronavírus para realmente distrair-se ocupando a mente.

Durante este isolamento social, que nos toca à todos, este aposentado simpático e cheio de alegria, afasta o mal humor e o tédio através de um gosto antigo.

Com o isolamento social e por fazer parte de um dos grupos de risco, este aposentado intensifica a produção de brinquedos e maquetes, feitos com materiais recicláveis e diz fazer questão de deixar para a sua família.

Morador de Santos, no litoral de São Paulo, Walter recebeu a notícia que seria avô novamente e assim, uma das suas filhas pediu para que ele fizesse um brinquedo para a chegada do novo neto. Descobriu então o prazer pelo artesanato que o acompanha ate os dias de hoje. Como já tinha o dom para trabalhos manuais, pensou e conseguiu replicar uma churrasqueira miniatura.

Depois disso, os netos foram nascendo e claro, a lista de pedidos foi aumentando!

“Assim foram surgindo os brinquedos. Comecei a acessar vídeos na internet para me inspirar e fui inventando algumas coisas. Eu sou muito ativo, gosto de sair de casa para jogar dominó e tranca com meus amigos. Como agora não estou podendo sair de casa por causa do coronavírus, esse se tornou um passatempo espetacular. Desde então, já fiz um avião, um carro e uma caminhonete”.

Para montar seus artesanatos, Zoletti usa diversos materiais recicláveis, como pedaços de madeira, latas de refrigerante, papelão e garrafas PET que acabam sendo reaproveitados após a sua utilização.

Ele conta que assiste aos vídeos e vai copiando, sempre recebendo ideias também da esposa Edda Zoletti, de 90 anos. Nesta quarentena, ele tem dedicado-se de forma mais intensa.

“Levei cerca de cinco dias para terminar o aviãozinho. Eu sou bem detalhista e gosto de pintar os brinquedos para dar um acabamento, aí aproveito para ir inventando alguns acessórios. Esse é um bom passatempo para aguentar ficar trancado em casa e me prevenir do coronavírus”, garante o aposentado com satisfação.

A neta Poliana Zoletti Barriento, de 30 anos, conta que o avô é muito atento e adora ficar assistindo diversos vídeos na internet, para tirar inspiração para as suas futuras criações.

Ela explica que ele costumava fazer poucos brinquedos por ano e que agora intensificou por conta deste período de isolamento social.

“Ele fica super orgulhoso do que está fazendo, está mais focado. A história dele mostra que os idosos podem aproveitar esse momento para retomar velhos hábitos. Meu avô tem feito mais artesanatos porque tem sido entediante ficar trancado em casa. Agora, ele já começou uma mesinha com cadeirinhas para dar para uma neta”, finaliza.

Desta forma percebemos que não temos razão para ficarmos de mal humor e que existe sim, imensas formas de nos ocuparmos e estarmos mais presentes para aqueles que amamos.

Espero que tenham gostado, e que acima de tudo possa sempre valer de incentivo.

Até uma próxima pessoal !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!

RSS
E-mail
Facebook
Twitter
LinkedIn





Instagram da Andressa


Translate