Isolamento sim, porém com PENSAMENTO POSITIVO! Siga as dicas da DGS.

Publicado em 31/01/2021 por Andressa Pedry

Não está fácil para ninguém. Podemos pensar apenas no lado negativo desta pandemia e nos entregarmos ao desgosto e as desilusões ou tentarmos, mesmo em meio à toda esta dificuldade, despoletar o lado positivo e caminharmos com a cabeça erguida.

O isolamento imposto pela pandemia da COVID-19 pode ter impacto na sua saúde psicológica em larga escala, e o pior, é que muitas vezes não é notado logo no princípio. Nesta altura é normal ter angústia, tristeza, medo, frustração, cansaço e desgaste. Se sentir-se sobrecarregado pelos seus sentimentos e pensamentos ou incapaz de funcionar e fazer a sua rotina diária, o Governo Português está oferecendo um serviço gratuito à população. Basta pedir ajuda através da linha telefónica do SNS 24: 808 24 24 24.

A Direção Geral de Saúde – DGS , em parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, deixam-lhe o top de 10 sugestões para conseguir manter uma boa saúde psicológica durante este período de isolamento em todos andamos a passar.

Vamos conhecer estes conselhos:

1- Lembre-se que, nesta situação é natural sente angústia, tristeza, medo, incertezas, frustração, casaco e desgaste.

2- Esteja sempre atento e aceite as suas emoções, sentimentos e pensamentos. O nosso humor e motivação podem flutuar. Uns dias podem ser melhores do que outros. Faça um checklist de – Como me sinto hoje ?

3- Acredite na sua capacidade para lidar com este enorme desafio. Use e adapte estratégias que já utilizou para lidar com situações difíceis na sua vida. Saiba mais ou descubra neste momento tudo sobre a sua Resiliência.

4- Viva um dia de cada vez. Concentre-se no aqui, agora e no que você pode controlar. Por exemplo: Realize atividades diversificadas que sejam tranquilizadoras e lhe dêem prazer.

5- Reforce suas relações. É tempo de reduzir a proximidade física, mas aumentar a nossa conexão social e relação com os outros. Expresse os seus afectos, mesmo que à distância.

6- Falar com seus familiares e amigos sobre como nos sentimos e como estamos a experienciar a situação atual, pode ajudar a sentirmo-nos melhor. Lembre-se que falar ajuda!

7- Reforce os seus comportamentos pró-saúde e pró-sociais. Do nosso comportamento, empatia e solidariedade depende não só da nossa saúde mas também das pessoas de quem gostamos. A saúde e o bem-estar de todos nos mantém em equilíbrio. Mantenha contato com familiares e amigos que possam estar em situações de maior vulnerabilidade.

8- Estabeleça expectativas e objectivos realistas para este período. Respeite o seu ritmo e as suas necessidades dia-a-dia. Seja flexível e aceite o melhor que puder nestas circunstâncias atuais.

9- Reduza a consulta de informação sobre a pandemia para apenas uma ou duas vezes por dia em fontes de informação credíveis e actualizadas. Se possível, estabeleça períodos sem telefone, televisão e outros ecrãs.

10- Escolha alimentos saudáveis, mantenha actividade física e bons hábitos de sono. Um estilo de vida saudável melhora o nosso humor e a nossa saúde.

Lembre-se que a ajuda está sempre à sua disposição e que estamos todos no mesmo barco!

Não deixe de ligar para a linha de Aconselhamento Psicológico do SNS24. Ninguém estará ali para lhe julgar, muito pelo contrário, estarão sempre para ajudar a clarear este momento obscuro que andamos a passar. Estamos todos cheios de incertezas e muitas vezes sem rumo, mas nos mantermos firmes e fortes com nossos pensamentos e ações positivas, será meio caminho andado. Vamos juntos?

Um super abraço apertado à todos e espero ter ajudado.

Beijinhos,

Andressa Pedry

Fonte: Direção Geral de Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!

RSS
E-mail
Facebook
Twitter
LinkedIn





Instagram da Andressa


Translate