TÍPICO BRASIL – A COXINHARIA

Publicado em 11/10/2021 por Andressa Pedry

Esta semana fui visitar um dos pontos gastronómicos mais falados atualmente em Lisboa. Quem não gosta daqueles famosos salgadinhos brasileiros?

Sim, fui experimentar todos os tipos de coxinhas e muito mais. Quer saber? Saí de lá com um gostinho de quero muito mais!

Curiosos? Então vamos à isso …

O EMPREENDEDOR

GLAUCO JUNQUEIRA

Glauco Junqueira37 anos, brasileiro, Administrador de empresas com mais de 10 anos de experiências em empresas nacionais e internacionais. Dedicou-se muitos anos na moda masculina, escreve para uma coluna no jornal ESTADÃO do Brasil e tem um site que nos fornece muitas dicas e sugestões de viagens, moda e lazer.

Um homem dos diversos ofícios que nos presenteia com A COXINHARIA. Vamos então conhecer mais sobre este espaço.

A COXINHARIA


O nome coxinharia já nos dá a dica de que vamos encontrar uma das maiores delícias brasileiras. Explique-nos o significado.

A Coxinharia é algo único que imaginamos e que nem no Brasil eu havia encontrado uma semelhante. É o templo das coxinhas brasileiras, o salgadinho típico mais amado do Brasil. São todas feitas artesanalmente, com uma receita original do Brasil. Utilizamos ingredientes de altíssima qualidade e temos um enorme cuidado na seleção dos melhores produtores.

Nada de congelados! As nossas coxinhas são sempre fresquinhas e fritas ao momento.

Somos diferentes porque fazemos diferente. Ou porque, simplesmente, amamos o que fazemos. Convidamos à todos para degustar essa verdadeira iguaria, num espaço pensado ao pormenor, com boa música e cheio de pinta. Para nós, importa que sintam-se bem e sejam atendidos por um staff que tem prazer em servir.

A Coxinharia é uma ode ao salgado mais amado do Brasil, na sua melhor essência, no seu mais incrível sabor.

Como nasce a história da Coxinharia em Portugal?

Nasce de um planeamento muito sólido e de um estudo de mercado bastante completo em que se justificava um negócio assim. Somos a primeira – e única – Coxinharia em Portugal e logo pensamos em expandir além fronteiras, para outras cidades e países. Podem aguardar novidades para o ano!

Da área da moda e comunicação para o empreendedorismo na restauração. Porque? 

Porque sempre sonhei em ter um negócio próprio e depois de ter estudado o mercado, foi pela restauração que me apaixonei.

Nem preciso perguntar sobre o carro chefe do restaurante. E a coxinha claro! De qq forma porque optar por esta delícia? Não acharam arriscado uma vez que a cultura gastronómica portuguesa é diferente? 

Depois de dois anos de estudo de mercado, percebemos que havia uma demanda interessante para o monoproduto, e o fast food é o setor que mais cresce em termos de restauração.

Há muitos portugueses que conhecem a coxinha, e outros que não conheciam se encantaram. Os brasileiros sempre vêm até nós porque somos uma referência e somos a primeira nação em volume depois dos portugueses.

Quais são os sabores e tipos de coxinhas que podemos encontrar? Já estou com água na boca porque além de grandes parecem-me muito recheadas. 

Os já aficionados vão devorá-la em sua versão original, frita com o óleo mais saudável que se pode encontrar, para mantê-la sempre sequinha e estaladiça.

Os mais puristas vão preferir a versão fit – que é assada no forno. Os vegetarianos escolherão a veggie, como é óbvio. Mas também temos a de bacalhau, de camarão, de queijo e de carne. Na dúvida, prove uma de cada.

Além destas delícias tradicionais brasileiras temos outros pratos deliciosos certo? 

Também temos os pratos do dia, como picanha grelhada, o picadinho de carne brasileira, açaí, sumos naturais (goiaba, caju, laranja, anaás com hortelã) e agora um mega delicioso pastel brasileiro.

O nosso best seller é a Feijoada Brasileira, tão artesanal e deliciosa como as coxinhas.

Vocês trabalham apenas com a gastronomia brasileira ou fazem uma fusão entre as culturas? Percebi que em relação aos clientes, aparecem pessoas de todos os cantos do mundo. 

Sim, é verdade. A Coxinharia é um pedacinho de Brasil, mas também um espaço para encontro entre as culturas. Fazemos sempre essa ponte Brasil-Portugal na comida, e há muitas pessoas de vários cantos do mundo que nos procuram pois ficam curiosos para experimentar essa mistura! E garanto, saem de berriga e coração cheios.

Para quem vem vos visitar, podem não ficar apenas pelas delícias de mastigar e também descobrir delícias para beber. O que vocês oferecem nesta carta de bebidas magníficas? 

Temos sumos naturais, como já referi, e também refrigerantes (principalmente o Guaraná Antártica), várias e deliciosas limonadas, e claro, as caipirinhas de cachaça!

Descobri que existem caipirinhas especiais. É isso mesmo? Explique-me como são. 

As nossas caipirinhas especiais levam um gelado de palito dentro e são mesmo boas! Além de super instagramáveis, são saborosíssimas.

Além de pratos e bebidas, me contaram que existem mais delícias brasileiras quando partimos para a sobremesa. Hummmm … O que posso encontrar para adoçar o paladar? 

As melhores coxinhas doces da cidade: brigadeiro com morango, doce de leite, coxinha romeu e Julieta e claro, o tradicionais brigadeiro e beijinho de coco.

Como foi gerir esse grande negócio em meio a pandemia? 

Como todos os setores, fomos super afetados, como era de de esperar, mas tentamos pensar sempre fora da caixa, lançar novos produtos, explorar novos canais e cultivar uma proximidade do cliente para que ele nunca se sentisse só. Nunca fechamos nem sequer um dia durante a pandemia e trabalhamos muito duro para pagar as contas. Conseguimos e cá estamos hoje!

Qual o vosso segredo?

O segredo é a massa sempre fresca, feita com ingredientes de qualidade, sem conservantes e a leveza da mesma. As nossas coxinhas são todas artesanais, feitas mesmo à mão e fritas ao momento. Recheio à primeira mordida!

Realmente … Fui buscar a felicidade e voltei com uma coxinha rs.

A COXINHARIA localiza-se: Rua de Cascais, 31A – Alcântara / Lisboa

Espero que tenham gostado de mais uma viagem pela gastronomia brasileira … Esta semana ainda vamos num lugar delicioso e também de dar muita água na boca. Curiosos? Aguardem pelo próximo artigo!

Beijinhos meus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!

RSS
E-mail
Facebook
Twitter
LinkedIn





Instagram da Andressa


Translate