10 Actividades para priorizar em tempo de quarentena mais produtivas do que ver televisão

Publicado em 08/04/2020 por Filipa Jardim da Silva

As rotinas da maioria das pessoas, um pouco por todo o mundo, mudaram de forma abrupta com o Covid-19. São muitos os que estão em casa, em trabalho remoto ou infelizmente sem poderem exercer a sua profissão.
Este momento de adversidade constitui uma oportunidade única de crescimento pessoal. Numa era em que tempo e foco são os nossos dois maiores recursos vale a pena os priorizarmos e potenciarmos nestas circunstâncias. Para que depois desta fase difícil passar, estarmos mais fortalecidos.

1.Pratique a arte da compaixão
Este é um momento para desenvolver empatia por si mesmo e por todas as emoções que possam surgir, mais ou menos agradáveis. A possibilidade de ser compassivo consigo ao invés de julgador e crítico é fundamental para ser capaz de se auto-observar com curiosidade e assim detetar necessidades físicas e psicológicas que vão surgindo.

2.Treine o seu músculo da atenção
Permita-se desacelerar e escolher com consciência os alvos da sua atenção ao longo do dia. Pratique a capacidade de se manter focado e conectado consigo em alternância à atenção dividida e multitasking. Seja através de práticas meditativas formais seja através de ligar mais os seus sentidos no desempenho de uma qualquer tarefa, faça por treinar de forma consistente para garantir uma potenciação da sua atenção

3.Actualize-se e aprenda uma nova competência
Tem um mundo de oportunidades à distância de um ecrã. Aproveite este momento para não adiar mais o curso de línguas que queria fazer, a aprendizagem de um instrumento musical ou a visita virtual a um museu. Alimente a sua curiosidade e abasteça-se com novos conhecimentos.

4.Dê vida a um projeto que o apaixona
A situação da pandemia do Covid-19 vem lembrar-nos de que o nosso tempo é finito e que é importante não darmos nada por garantido, em absoluto. Assim, reclame o poder da sua vida e deixe de adiar o que o apaixona. Permita-se tirar da gaveta algum projeto, pessoal ou profissional, e encare esta situação como uma oportunidade para priorizar esse seu sonho ambição. Este é de resto um momento óptimo para empreender. O mundo precisa dessa iniciativa!

5.Exercite-se diariamente
Quarentena não tem de ser sinónimo de sedentarismo. De resto, num momento de tamanha restrição de movimentos, é fundamental para o bom funcionamento do seu corpo que se exercite de forma consistente, mesmo tempo de casa. Acompanhe uma aula online, tire ideias de exercícios de redes sociais, combine com amigos para fazerem atividade física à mesma hora. Encontre o que o motiva e planeie tempo diariamente para este objectivo.

6.Nutra com qualidade o seu corpo e cérebro
Estar por casa em permanência pode trazer alguns desafios a nível de comportamento alimentar. É mais tempo que se despende a cozinhar e a pensar em refeições, é mais tempo que se está em casa com toda uma despensa e um frigorifico disponíveis em permanência. A alteração de rotinas pode gerar maiores níveis de ansiedade que muitas vezes se traduzem na vontade de comer doces ou salgados. Assim, faça por planear as suas ementas evitando estar a tomar decisões alimentares a toda a hora. Experimente confecionar pratos novos e explore sabores diferentes. Cozinhe contando com mais do que uma refeição para optimizar tempo e recursos. Encare os alimentos como medicamentos, ou seja, são substâncias que irão ter um impacto no seu corpo pelo que aproprie-se bem das suas escolhas.

7.Cuide das suas relações
O amor não foi de quarentena, por isso, alimente as suas relações de suporte, mesmo que à distância de um ecrã. Este é um momento em que a conexão com o outro pode revelar-se uma mais valia, favorecendo o sentimento de colectivo unido em torno da mesma experiência.

8.Treine o seu cérebro
Estimular o seu cérebro é tão importante como exercitar o seu corpo. Actividades como fazer zapping na TV ou scroll nas redes sociais levam-no a desligar, num piloto automático e desconectado, que pode potenciar maiores alterações de humor e de ansiedade. Por isso, faça por introduzir neste período de quarentena actividades que treinam a sua flexibilidade mental e capacidade de foco como palavras cruzadas, sudoku, xadrez ou puzzles.

9.Pratique compromisso e auto-disciplina
É muito tentador, estando tanto tempo em casa, deixar os dias fluir, sem planeamento. Contudo, o nosso corpo aprecia rotinas e hábitos, pelo que há que negociar consigo no sentido de manter um dia-a-dia estruturado, com alguns horários para acordar e adormecer, para as refeições e atividades físicas. A partir do momento em que planeia e prioriza, a possibilidade de terminar o dia a sentir-se bem consigo é superior. Procure então ao início de cada manhã perspectivar as atividades do seu dia, tempo cativo e objectivos principais. Vista-se como se fosse sair de casa. Tenha um espaço para trabalhar distinto do espaço para lazer e de refeições, mesmo que sejam recantos distintos.

10.Potencie uma mentalidade de crescimento
A maneira como legenda o mundo à sua volta tem muito mais impacto em si e na sua experiência de vida do que nas circunstâncias concretas. Assim, aproprie-se dos pensamentos presentes dentro de si e treine a sua flexibilidade mental. Faça por encarar as adversidades como oportunidades disfarçadas. Pesquise por aprendizagens em todos os seus erros. Encare o sucesso dos outros como inspiração. Persista na solução e menos na ruminação do problema.

Espero que tenham gostado! Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!

RSS
E-mail
Facebook
Twitter
LinkedIn





Instagram da Andressa


Translate