Especial Férias: Amar na Costa Alentejana

Publicado em 18/06/2021 por Margarida Anjos

Se no Norte de Portugal o convencemos pela arte de bem comer e devoção cultural, é a Sul que o desafiamos a deixar-se apaixonar pela beleza e magia do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

É fácil morrer de amores por Portugal. Difícil é escolher o sítio onde fomos mais felizes neste destino tão completo. Mas a arriscar, diríamos que a Costa Alentejana é unânime a arrebatar corações. São centenas de quilómetros de uma paisagem (quase) virgem, com vista desafogada para o oceano e as melhores praias do país. 

Praias de cortar a respiração

Praias selvagens e de areais desertos, por vezes até secretos, a Costa Alentejana é o destino ideal para os viciados num pôr-do-sol fotogénico – digno de redes sociais. De Melides a Vila do Bispo encontrará apenas praias que o deixarão feliz… muito feliz! Estas são algumas das nossas favoritas:

  • Praia do Monte Velho

Em Santiago do Cacém, o sinal de “não vigiada” é só um convite a um areal a perder de vista e praticamente privado.

  • Praia da Samouqueira

Fica na estrada da costa entre Sines e Porto Covo e é, muito provavelmente, a praia com o tom esverdado de água mais bonito da costa portuguesa.

  • Praia da Amália

Um segredo bem guardado durante anos pelo difícil acesso através de um trilho secreto, esta praia é um verdadeiro oásis do concelho de Odemira.

  • Praia da Cordoama

Além de oferecer excelentes condições para surfistas, tem também o areal mais extenso e bonito da Costa Alentejana e situa-se na Vila do Bispo.

Trilhos Pedestres

Bem-vindo a uma das melhores redes de percursos pedestres do Mundo! A Costa Alentejana é um destino de muitas paixões e oferece aos amantes de trekking um dos melhores trilhos costeiros do mundo. Sempre junto ao mar, ao longo de falésias e uma natureza selvagem e persistente, o Trilho dos Pescadores inclui 13 etapas para fazer exclusivamente a pé (de São Torpes a Lagos), num total de 226,5 km. 

Esta grande rota em conjunto com os Percursos Circulares constituem uma oferta completa, variada e flexível às necessidades e expectativas de qualquer visitante. Do caminhante mais experiente à família repleta de crianças, os trilhos da Rota Vicentina combinam diferentes possibilidades para dias de caminhada tão variados quanto possível.

Turismo Equestre

O que para muitos pode ser apenas o ideal de um momento perfeito, aqui é a realidade: passeios a cavalo à beira mar, por areais ou trilhos sobre as dunas, com a Costa Alentejana como cenário.

Ao longo das diferentes vilas e praias do Litoral Alentejano é possível programar agradáveis passeios e roteiros para amantes de equitação, ou simples aventureiros com gosto pela natureza. 

Refúgio de bom marisco

Um dia de praia pede marisco e peixe fresco. E na Costa Alentejana é difícil comer mal!

 Estamo no destino rei dos petiscos, como as amêijoas à bulhão pato, as gambas ao alho, a salada de ovas e de choco… Mas se o seu estômago morre de amores por uma boa mariscada não termine as férias sem provar: perceves, navalheiras, búzios – vários restaurantes servem feijoada de búzios! – e camarão tigre na grelha. 

Livro na mala

Terminamos no Alentejo com chave-de-ouro: “Almoço de Domingo”, de José Luís Peixoto. O mais recente romance do autor trata-se de uma biografia romanceada do empresário mais ilustre da região do Alentejo: Rui Nabeiro. Esta é também uma história sobre a idade, a vida contra a morte e o amor profundo de uma família reunida, em torno do patriarca, no seu almoço de domingo.

Espero que estejam a gostar porque ainda nos falta um outro grande destino.

Até o próximo artigo.

Uma resposta para “Especial Férias: Amar na Costa Alentejana”

  1. Anthony disse:

    Paraiso que eu conheco I’m going there every year for 25 years with my family and friends so beautiful naturally places i recommend for the world people visiting and enjoy thanks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!

RSS
E-mail
Facebook
Twitter
LinkedIn





Instagram da Andressa


Translate