Felgueiras! Você conhece?

Publicado em 25/05/2020 por Andressa Pedry

Felgueiras é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, região Norte e sub-região do Tâmega e Sousa, inserida na freguesia de Margaride, Várzea, Lagares, Varziela e Moure.

Possui um pouco mais de 59.000 habitantes e foi o meu local escolhido como retiro para este passado fim de semana. Fui recebida na casa de uma família linda e com muita história para contar.

HISTÓRIA

A primeira referência histórica a Felgueiras data de 959, no testamento de Mumadona Dias, quando é citada para identificar a vila de Moure: “In Felgaria Rubeans Villa de Mauri”. Felgueiras deriva do termo Felgaria, que significa terreno coberto de fetos que, quando secos, são avermelhados (rubeans). Havendo quem afirme que o determinativo Rubeans se deve a que o local foi calcinado pelo fogo.

Existem historiadores que afirmam que Felgueiras recebeu foral do conde D. Henrique. No entanto, apenas se conhece o foral de D. Manuel a 15 de Outubro de 1514. No entanto, já em 1220, a terra de Felgueiras contava com 20 paróquias (conhecidas hoje em dia como freguesias) e vários mosteiros e igrejas. Em 1855, ao ser transformada em comarca, Felgueiras ganhou mais doze freguesias.

Em 13 de Julho de 1990 Felgueiras foi elevada à categoria de cidade.

PATRIMÓNIO

Rica em história e com muitos equipamentos turísticos para visitar. Vale muito a pena aumentar o seu conhecimento histórico e garanto que tem uma energia maravilhosa, pessoas com uma simpatia inexplicável e muita natureza para relaxar entre os passeios.

CALÇADOS E BORDADOS

Fiquei muito entusiasmada de saber que esta pequena cidade portuguesa
é um dos maiores polos de produção de calçados portugueses. Produzem para marcas mundialmente conhecida como: Cavalli, Zara, Massimo Dutti, Stiletto, Fly London, Dubarry, Camport, Philipe Sousa, Eureka, Palladium, Superdry e muitas outras.

Quando fala-se de arte, os bordados são uma das mais ricas tradições do concelho, que emprega aproximadamente dois terços das bordadeiras nacionais. O filé ou ponto de nó, o ponto de cruz, o bordado a cheio, o richelieu e o crivo são exemplos genuínos do produto artesanal de verdadeiras mãos de fada.

GASTRONOMIA

Em relação a gastronomia, a frescura e intensidade dos aromas dos vinhos e o ambiente de enorme animação proporcionam momentos inesquecíveis.

Dando força e impulso a essa riqueza, foi formada a “Confraria do Vinho de Felgueiras”, destinada a divulgar pelo mundo a fora e defender ovinho e a gastronomia Felgueirenses.

A grande especialidade gastronómica do concelho de Felgueiras é o Pão de Ló de Margaride e digo-vos . . . E imperdível !

DESPORTO

Falando do desporto, claro que eu não deixaria escapar o futebol que e uma das minhas grandes paixões, portanto os primeiros vestígios de clubes representativos deste concelho, surgiram no início da década de 30, do século passado. Com a criação Futebol Clube de Felgueiras e do Futebol Clube da Lixa.

Destacaram-se nos primeiros anos pelas competições organizadas da Associação de Futebol do Porto, onde com o passar do tempo foram colecionando títulos. Atingiram os campeonatos nacionais nos anos 80. O maior marco do futebol felgueirense, foi a presença da equipa azul-grenã , no mais alto nível do campeonato português, a Primeira Liga, na época de 1995/1996. Depois de uma refundação, em 2006, este clube continua a ser o mais representativo do concelho.

A União Desportiva de Várzea, que também presenteou o concelho com imensos títulos no que ao Atletismo diz respeito. De realçar ainda, o FOCA, clube de natação, que se destaca nas mais variadas vertentes dos desportos aquáticos de piscina interior.

Felgueiras não e conhecida apenas pelo futebol, pois inúmeras colectividades elevam o seu nome nas mais variedades modalidades, como:

*Futebol Clube de Lagares

*Clube de Andebol de Barrosas

*União Desportiva de Torrados

*Associação Desportiva de Várzea Futebol

*Clube Centro Recreativo da População de Barrosa

*Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Varziela

*Clube de Basket de Felgueiras

Espero que você fique tao encantado como fiquei. Portugal possui imensos lugares pitorescos e que pretendo mostrar. Não esqueça que ainda estamos em período de Pandemia e todas a precauções devem ser tomadas. Em todos os ambientes fechados eh obrigatório o uso de mascaras. Possua sempre o seu álcool em gel para ir desinfectando as mãos.

Excelente passeio e divirta-se!

Beijinho

http://www.cm-felgueiras.pt

Uma resposta para “Felgueiras! Você conhece?”

  1. Mariângela disse:

    Ameiiiiii…..assim que chegar em Portugal, visitarei Felgueiras, quero poder conhecer as igrejas e a fábrica de calçados e bordados que são as minhas grandes paixões ❤❤❤👏👏👏😘😘😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!

RSS
E-mail
Facebook
Twitter
LinkedIn





Instagram da Andressa


Translate