NOMADISMO DIGITAL – Sabe o que é?

Publicado em 10/05/2021 por Margarida Anjos

Que o presente é online, já sabemos. E se lhe dissermos que o futuro passa por ser nómada digital? O futuro alia trabalho com lazer em qualquer parte do mundo. Mas não precisa de ir longe. O seu melhor escritório é aqui mesmo… Contamos-lhe tudo sobre os melhores destinos do Nomadismo Digital em Portugal.

Mais que uma tendência actual, o trabalho remoto veio para ficar. Quantos de nós se apercebeu, ao longo deste último ano, das inúmeras vantagens que é trabalhar fora das quatro paredes do escritório? 

Claro que o teletrabalho também traz consigo muitos desafios. Sabemos que a tentanção de trabalhar em pijama é imensa!!! Mas esta nova dinâmica de trabalho permite estar onde quiser, com a vista que quiser. E se isso não faz ecoar na sua cabeça “PEGAR NO PORTÁTIL E MUDAR DE ARES”, então não sabemos o que fará.

Abraçar o Nomadismo Digital está apenas à distância de uma boa conexão à Internet e um local inspirador, propício à produtiviade. E são já muitos os destinos e hotéis em Portugal que se adaptaram a esta nova realidade: com espaços para coworking, áreas de wifi gratuito (muitas delas exteriores), ou mesmo eventos que permitam a socialização entre os viajantes nómadas digitais.

Lisboa: A Silicone Valley do Tejo

A designação não é nossa, mas sim do El País, que considera a capital como uma das cidades mais techs da Europa. Lisboa atrai já uma comunidade de milhares de pessoas, para quem trabalhar de forma remota não é sinónimo de reunciar à diversão. 

Bairros históricos foram convertidos em verdadeiros hubs de espaços de trabalho, estúdios ou recintos para eventos – como é o caso do WorkHub no Braço de Prata e dos Heden na Graça, Chiado e Santa Apolónia.

Serra da Lousã: Aldeia de Xisto da Cerdeira

É a grande aposta do Turismo do Centro: tornar a região do Centro de Portugal num destino de criatividade para Nómadas Digitais. E é neste contexto que se salva a aldeia da Cerdeira do esquecimento, fazendo a mesma renascer como um verdadeiro retiro para quem trabalha remotamente. 

Em pleno contacto com a natureza, a aldeia oferece um ambiente de tranquilidade e isolamento para os que procuram concentração e inspiração, aliando actividades outdoor, ou workshops de artes e ofícios com pessoas locais. É a combinação perfeita entre obrigação e lazer!

Ilha da Madeira: A Primeira Digital Nomad Village do Mundo

Foi isso mesmo que leu! Este projecto pioneiro no mundo situa-se na ilha da Madeira – mais concretamente na Ponta do Sol.

Uma vila com todas as comodidades digitais inserida numa ilha com óptimas condições climatéricas e paisagens naturais de cortar a respiração!  Não é o casamento perfeito? 

Na Ponta do Sol surge assim o local ideal para centenas de nómadas digitais desenvolverem os seus trabalhos, num coworking criado especificamente para o projecto, Internet gratuita das 8h àss 22h e, ainda, eventos exclusivos.

Não espere mais. Faça de qualquer destino o seu escritório!

Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!

RSS
E-mail
Facebook
Twitter
LinkedIn





Instagram da Andressa


Translate