Os 5 mitos do exercício. Sabe quais são?

Publicado em 10/08/2021 por Inês Rodrigues

Quando nos propomos a fazer exercício escutamos imensas dicas, conselhos de como devem ser feitos, enfim. Este universo, como todos os outros, tambem possui muito muitos. Vamos descobrir quais são? Então vamos lá …

1 – Abdominais fazem perder barriga

Os famosos abdominais não fazem realmente perder barriga nem queimar gordura, apenas fortalecem a nossa parede abdominal. São importantes de serem feitos? Claro que sim, até porque muitas vezes são a resposta para algumas dores que quase todos sentimos nas região das costas. O problema de alguns destes exercícios prende-se pelo facto de nem todos serem adequados a todas as pessoas, nem a todos os corpos, por isso ser imprescindível serem prescritos é supervisionado por profissionais da área, para não acontecerem problemas sérios na nossa coluna/cervical (pescoço).


2 – O Cárdio é o melhor para emagrecer

O chamado “cardio” (considerado como corrida, ou máquinas existentes nos ginásios como elípticas, bicicletas, passadeiras), são realmente exercícios, que como o nome indica (cardiovasculares) são bons para o coração, respiração, resistência. Podendo ser executados por diversas horas realmente têm um grande gasto energético e daí ajudarem a emagrecer. Contudo, existem exercícios que por terem um nível de exigência maior e recrutarem uma maior área muscular acabam por ter um gasto energético muito maior num menor curto de tempo.  Um treino que seja abrangente e equilibrado e adequado à pessoa e aos seus objectivos será sempre uma mais valia não só muscular como em termos de saúde.
Existem tantos outros exercícios

3 – Emagrecimento = Défice Calórico

Muitas das vezes a maior parte das pessoas que executam este tipo de alimentação que consiste em muito poucas calorias diariamente, nem conseguem ter energia para treinar e entram em algo que se chama catabolismo. Uma alimentação saudável e equilibrada prescrita por profissionais será sempre mais benéfica não só para o treino, mas a cima de tudo para a sua saúde, pense nisso 🙂

4 – Preciso de treinar todos os dias para atingir os resultados

Precisa de treinar aquilo que será adequado para o seu objectivo. Existe muita tendência para se achar que quanto mais melhor, mas muitas vezes acontece que deixa de existir o descanso necessário para a parte muscular se poder “regenerar”. Ser saudável não é só treinar. É treinar e saber também quando é necessário dar descanso ao corpo. Como eu costumo brincar e dizer: até os atletas de alta competição precisam, não queiramos ser “melhor que eles”.


5 – Dores musculares é sinal que o treino foi bom

Dores musculares é apenas sinal que não mexíamos aqueles músculos (zonas) há muito tempo. Com a consistência elas começam a desaparecer e isso não quer de todo dizer que o treino daí para a frente não seja bom. Normalmente estas dores são muito recorrentes quando alguém (re)começa após alguma paragem mais longa.

Espero que tenham gostado. Já estou a preparar o próximo artigo e será também super interessante. Partilhem esta informação.

Beijinhos e até a próxima!

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