TÍPICO BRASIL – ALL’MONDEGARIA

Publicado em 24/09/2021 por Andressa Pedry

Hoje, em nossa rubrica, eu vos apresento a All’mondegaria. Partindo pelo princípio de que as almôndegas são dos pratos mais simples e tradicionais de antigamente, hoje podemos apreciá-las de uma forma bem diferente, inovadora e extremamente saborosas.

Todos os segredos e novidades prefiro vos contar através deste artigo. Vamos abrir o paladar?

OS EMPREENDEDORES

RAQUEL DE OLIVEIRA VELHO DE MATOS

Formada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista de Porto Alegre, Raquel dedicou-se mais de 11 anos entre estágios supervisionados ate a atuação em grande hospitais e clinicas na região Sul do Brasil.

Em 2019 muda um bocado o seu registo e dedica-se para a área comercial, envolvendo vendas diretas ao publico e descobre ali uma grande paixão.

Com o amor sempre a sobressaltar pela gastronomia, une-se aos seus dois sócios e abrem a All’mondegaria em Lisboa.

VITOR HAHN MONTEIRO LUFCHITZ

Ao longo dos anos, e desde muito jovem, teve o contacto com a cozinha através dos saberes e fazeres das minhas avós e avôs, os quais eram descendentes de alemães e russos que imigraram para o Brasil devido aos conflitos de guerras européias.

A admiração e paixão pela gastronomia tornaram-se mais forte quando, em 2013, realizou uma viagem a Vancouver – Canadá, em busca de um novo caminho profissional, já que nesta altura era estudante de arquitetura na Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou ao longo de oito meses em um bistrô, num dos bairros mais icônicos e boêmios de Vancouver e foi quando despertou a real paixão pela gastronomia.

De volta ao Brasil, em 2014, iniciou sua formação em gastronomia no Instituto Federal de Santa Catarina – Florianópolis, onde teve a oportunidade de estudar com grandes profissionais do setor de alimentos e bebidas. Neste ínterim, trabalhou em diferentes restaurantes e também com eventos gastronómicos para grandes públicos, os quais foram essenciais para a sua formação quanto cozinheiro.

Apos a formação, ingressou no Mestrado em Ciências Gastronómicas pela Universidade NOVA de Lisboa – Faculdade de Ciências e Tecnologia. Formou-se em mestre no início deste ano.

Recentemente, foi convidado através do chef Robson Oliveira a participar da criação e desenvolvimento do restaurante BONO Lisboa, no qual trabalho como chef de cozinha.

FABIANO QUEIROGA GUIMARÃES

Com uma vasta carreira na área de Recursos Humanos, Fabiano sempre esteve ligado também à área da restauração, digo isso porque sua paixão pela gastronomia vem desde 1999.

De proprietário de restaurantes à personal chefe, nunca esqueceu-se também das ações de solidariedade ajudando instituições de caridade com todo o seu talento e disposição. Investiu na sua carreira por mais de 20 anos. Sua formação foi em Tecnológia Gastronómica, passando por um Mestrado em Ciências Gastronómicas.

Além disso graduou-se também em Administração de Empresas e uma Pos-graduação em Gestão com ênfase em negócios. Desta forma esteve sempre descobrir não apenas as pessoas, mas muitos sabores, tendências e características diferenciadas para elaborar mise-in-place, produção de entradas, confecção de pratos principais, sobremesas e ainda participação de feiras e eventos.

ALL’MONDEGARIA

1 – All’mondegaria já diz muita coisa, mas o trocadilho da palavra ainda diz mais! Porque Almôndegas e em Portugal?

Desde que começamos a entender melhor o mercado da restauração em Portugal, começamos a desejar um pequeno espaço para colocar nossas ideias em prática.

A partir da concretização da compra do espaço, sabíamos que haveriam questões logísticas que limitavam nossa capacidade de produção. Por isso, logo pensamos na possibilidade de trabalhar com um produto único e após algumas pesquisas optamos por trabalhar com as almôndegas, já que a aceitação pelo produto é muito positiva tanto pelo público português quanto estrangeiro.


2 – Partindo pelo prato tradicional, vocês inovaram da “ bolinha de carne “ com molho vermelho no prato, para muitas outras opções agradando à todos. Quais foram?

Apesar de trabalharmos com um produto único essa opção não foi limitante do ponto de vista da inovação. Adaptamos o conceito para atender os desejos e necessidades do nosso público alvo que não procura somente as almôndegas clássicas (de vaca), mas também outros sabores. Por isso, temos diversas variedades de almôndegas desde alheira, bacalhau, borrego e chouriço com erva doce, até almôndegas veganas, além dos molhos que complementam os pratos.

A partir destas variações, é possível criar combinações diferentes e inusitadas, visto que o menu é dinâmico e interativo, como por exemplo a possibilidade de criar pratos com massas, sandes, legumes e saladas.


3 – Existem opções para todos os gostos e filosofias de vida, ou seja, os clientes não precisam deixar de vir conhecer porque possuem restrições alimentares. Quais são os tipos de almôndegas “inovadas”?

Tendo em vista o crescimento do público vegetariano e vegano nas últimas décadas, seja por questões éticas ou de saúde, compreendemos a necessidade de incluir estas dietas e estilos de vida na nossa cozinha.

Apesar da palavra almôndega estar quase sempre associada ao consumo de carne, nosso menu é composto sobretudo por produtos veganos e vegetarianos.


4 – Que prato ou pratos do menu vocês consideram o carro chefe do restaurante?

Nossos pedidos são diversos, entretanto as almôndegas clássicas com molho de tomate são as mais pedidas. Além disso, nossos molhos são muito apreciados, em especial o de cogumelo paris e de moqueca. E também a salada de beterraba assada com ervas e o purê de batata amenteigado estão entre os top 5.


5 – Quando optou-se por um prato tão tradicional e por muitos conhecido como Italiano, tinham a certeza de que o português adoraria ou foi sempre pensado para os estrangeiros?


O nosso público alvo sempre incluiu o público português. Devido as consequências da pandemia, sabíamos que deveríamos conquistar primeiramente o público local adaptando a cozinha às suas preferências. A cozinha italiana, assim como a francesa, conhecidas mundialmente, trouxeram a técnica para a execução dos pratos e obviamente, os sabores de afeto.


6 – Um lugar pequenino com 3 sócios super motivados e de uma energia ímpar. Como nasce essa amizade e acima de tudo a ideia de empreender em Portugal?


Conheci um dos meus sócios já no Brasil e ele tinha a intenção de fazer um mestrado em gastronomia em terras lusitanas. Foi ai que conhecemos nosso outro sócio, como colega de curso, e a partir dai, sabíamos que compartilhávamos da mesma vontade.

RAQUEL, FABIANO E VITOR

Devido as diferentes áreas de atuação, formamos um trio “completo”: Raquel como fisioterapeuta trabalhou na restauração onde desenvolveu aptidões necessárias para um bom atendimento ao público. Fabiano com sua formação, trabalhou durante mais de 20 anos com a área de recursos humanos e é um ótimo cozinheiro. E Vitor, com formação em gastronomia é um grande apaixonado pela área.


7 – Vocês disseram que relembrar a cozinha da avó era uma das vossas ideias. Porque essa vontade tão grande de relembrar os tempos passados?

Os nossos avós eram execentes cozinheiro e sempre nos lembram de uma mesa farta, da partilha de bons momentos e claro, uma ótima refeição. Além disso, tínhamos a intenção de oferecer uma comida simples, porém de muita qualidade. A lembrança das origens nos faz ter os pés no chão no presente e ter um norte para o futuro.

8 – Estão em Portugal ha 3 anos! Em tempos de pandemia, como foi gerir a All’mondegaria?

Por sermos uma empresa muito jovem, não tivemos essa experiência. Abrimos dia 1 de Agosto de 2021 contando com dias melhores e que a vida voltasse a normidade o mais breve possível.

9 – Se eu quiser receber almôndegas fresquinhas e em casa é possível?

Sim. O cliente pode nos visitar e recolher seu pedido. Além disso, trabalhamos com duas plataformas digitais (Ubereats e Glovo) e em breve iniciaremos a parceria com Nomenu.

10 – Qual o vosso segredo?

Acreditamos que o sucesso se baseiam em 3 principais pontos: um ótimo atendimento, uma excelente comida e claro, uma cerveja bem gelada! Kkkkk

Pessoal vale lembrar que eles possuem um menu totalmente interativo em que vocês fazem as suas escolhas assinalando as suas preferências para maior detalhar o seu pedido.

A All’mondegaria localiza-se na Rua: Francisco Metrass 34B, Campo de Ourique / Lisboa

Espero que tenham gostado! Aproveitem para deliciarem-se nestas maravilhas.

Proxima semana mais delícias para todos.

Beijnhos pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!

RSS
E-mail
Facebook
Twitter
LinkedIn





Instagram da Andressa


Translate