TÍPICO BRASIL – QUIMERA BREW PUB

Publicado em 01/10/2021 por Andressa Pedry

Neste artigo fujo um pouco da gastronomia brasileira e mergulho literalmente numa cervejaria artesanal, feita por uma brasileira e seu marido americano. Alí, viajamos no tempo. Vamos descobrir os segredos destes empreendedores que inovaram o paladar dos amantes da bebida mais famosa do mundo?

EMPREENDEDORES

Raquel Ricoletti é brasileira de Caxias do Sul, artista, performer de teatro e circo contemporâneo. Já em Portugal há 18 anos, sente-se feliz e realizada com o projeto do Pub que existe há 5 anos.

Adam Heller vem de Chicago, passou pela formação de Chef e dedicou-se muitos anos de sua vida aos múltiplos desportos.

QUIMERA BREW PUB

Entrar no Quimera Brew Pub e não viajar no tempo realmente é impossível! Explique-nos o porque. 

É uma verdadeira viagem no tempo mesmo. Em 1740 aproximadamente, o túnel foi construído como parte do Palácio das Necessidades e servia de passagem da cavalaria real, nobreza e tal. Durante esses quase 300 anos houve muito que se passasse aqui, desde contrabando à discoteca gay, armazém  de conchas valiosas da África  e antes da nossa entrada uma casa de vinhos e fado.

A arquitetura é original, há por vezes gotas de água pelas paredes da “gruta” e a sensação é mesmo de uma viagem no tempo. A decoração é original e feita por nós, eu Raquel e o Adam. Construímos mesas, cadeiras e criamos a instalação de candeeiros de cristal todos de demolição e reconstruídos. No primeiro andas é o Pub e no andar debaixo a micro cervejaria. 

Visitas guiadas com provas de cervejas. É isso mesmo? 

Sim. Sob marcação para grupos  fazemos um “beer tasting” com as cervejas disponíveis no momento (são 12 torneiras e outras variedades em garrafa). Nossa especialidade são as cervejas envelhecidas em barril de Carvalho, também as cervejas de fermentação selvagem. Mas há também as IPas, Apas, porter, Stouts e muita criatividade nas sours de cerveja, pêssego salgado (gose) e até mesmo uma cerveja com tomates secos, aipo e orégãos, a Bloody Marry.

Os participantes provam quantas cervejas quiserem, nosso cervejeiro Adam Heller explica os diferentes estilos e métodos de produção de cada uma e eu Raquel faço  um pequeno apanhado histórico sobre o “túnel” e o Palácio das Necessidades. O Adam leva os convidados a uma pequena visita à micro cervejaria.  Acompanha comida do nosso menu: várias entradas frescas, NY Feliz e Hambúrgueres. Sob marcação: NY DELIS no nosso site www.quimerabrewpub.com. 

Como surge a ideia de fabricar a própria cerveja em Lisboa? 

O Adam Heller sempre foi ligado à culinária, desde os EUA de onde veio. Foi head chef do Insólito aqui em Lisboa e criou o Chimera em Lisboa também.  Decidiu fabricar a cerveja do próprio restaurante e apaixonou-se. Como na América a Craft Beer surgiu muito antes de apresentar-se por aqui, abrimos o QUIMERA Brewpub destinado principalmente à cerveja artesanal e fomos dos pioneiros.

Durante os últimos 6 anos temos investido toda nossa energia, amor, dedicação e mais e mais para  o crescimento do nosso negócio familiar. Tem sido gratificante sermos reconhecidos mundialmente já mas principalmente pelos amigos daqui da zona, nossos fiéis clientes já agora amigos. 

Quais são as características principais que uma cerveja artesanal deve ter? Vocês fabricam cervejas diferentes umas das outras. Explica-me esses sabores. 

Como falei anteriormente, há diferentes maneiras de produção da cerveja artesanal. Aproximação  Mais científica ou mais artística. Nós optamos pela mais artistica (sem prejuízo da ciência claro). Nosso processo por vezes toca aos modos ancestrais de produção e envelhecemos por mais de 2 anos se for necessário para a maturação e qualidade de alguns estilos.

Há fermentos que precisam de tempo para agir e produzir sabores especiais, como o Brettanomyses, os Lactobacillus e outras leveduras com que trabalhamos. Outras menos tempo como o Kveik, uma levedura ancestral norueguesa, de uma tradição familiar com mais de 300 anos. Além disso não é necessário dizer que metade da nossa produção são as cervejas com fermentação de sacaromyses, que produz as cervejas mais “comuns” como as lupuladas ipas (Nossa famosa NAFIPA: not another fucking Ipa), nossa Cascade single hop APA, Milk Porter, e até as picantes Mexicali Ale e Imperial Stout, com chilis mexicanos e essa ultima com cacao. Há para todos os gostos, dos mais simples aos mais ousados. A criatividade e qualidade são linhas mestras para o mestre cervejeiro Adam Heller. 

Como dá-se todo o processo de produção? E o envelhecimento, porque deve existir? 

Envelhecem para principalmente envolver os elementos, principalmente deixar as leveduras agirem e produzirem sabor. Não são todas que necessitam envelhecer, e, ao contrário disso há as que precisam nada mais que 6 dias com fermentação rapidíssimo com a levedura kveik. 

Além de um belíssimo Pub, vocês exploram também a gastronomia. Qual o tipo de comida que costumam ter em vosso menu? 

We ferment! Baseado em produtos frescos e naturais, vamos desde entradas como bruschettas e guacamole aos NY delis e Burguers. A carne é produzida num processo de cura lenta e cozedura na cerveja artesanal. Fermentamos nosso kim Chi, pimentos e nossa Sauerkraut. Há que experimentar tudo… o menu é do Adam, criado especialmente para acompanhar as cervejas.

Há opções vegan e também muita carne. O que importa é o sabor, a qualidade dos produtos e uma confecção dedicada. O pão é artesanal da padaria Gleba e a carne é do Talho de Alcântara , tentamos ser locais o máximo possível. 
Agora conta-me, qual o prato e a cerveja que vocês consideram o carro chefe do Quimera Brew Pub? 
OS sanduíches Pastrami e Reuben, inspirados nos clássicos  de NY. A carne tem um processo lento de cura e cozedura na Imperial Stout. A cerveja é a NAFIPA, por ter 5 anos e porque todos amam uma boa IPA no universo da cervejaria artesanal. 

Além de uma boa cerveja e comida, vocês organizam shows para completar a visita. Ocorrem com qual frequência e já agora, qual o estilo musical? 

O estilo é MÚSICA BOA….. brincadeira! Há um canto dedicado à música que é foco central do projeto. Eu e o Adam tocamos, temos sempre um tempinho aos domingos para a Jam Session, que recebe músicos universais. Além da Jam temos (estamos a retomar) concertos esporádicos no que chamamos Quimera Craft  Music Festival: um festival anual de bandas, solistas, duos, etc, criativos e originais.

A programação está nas nossas redes sociais. O próximo é dia 9 de outubro, receberemos  Bella Dome, banda de Indie folk de originais. Blues, rock, samba, clássico, gótico, tudo já passou pelo nosso amado canto da música que conta com um piano (O meu piano) e estrutura para pequenos concertos. We  Love music, we support! Por isso passamos o chapéu e a colaboração é espontânea para os músicos. 

Estão aqui há 5 anos. Como foi ultrapassar essa fase de pandemia? 

Péssimo.  …Aa batalha foi feroz, mas nossos clientes regulares puxaram o barco pelas águas turbulentas até a tempestade passar. Ainda não passou, mas a lealdade e suporte dos clientes foi surpreendente! … E as nossas economias que foram a salvação dos funcionários e a manutenção do negócio no primeiro lock down. Investimos quase tudo que conseguimos de apoios governamentais para elevar nossa capacidade de produção e abrimos uma loja online para podermos vender o produto durante a pandemia.

Quanto aos momentos de pandemia e serviço, foi um pesadelo: eu senti-me mais policial e enfermeira que promotora de alegria. Foi dureza! Controlar a clientela sentada, a polícia a inspecionar,  testes à porta…. Só mesmo o sorriso e o retorno do movimento nas ruas nos alegrou novamente e estamos prontos para novos passos. Há novidades no fim do túnel:  uma destilaria e uma quinta de produção de Farm House ALES no Cartaxo. Novo recomeço cheio de energia. 

Qual o vosso segredo?

Amor e dedicação infinita. Temos um filho. É por ele. 
Cheers. 

Espero que tenham gostado deste artigo extremamente refrescante.

O Quimera Brew Pub localiza-se na Rua: Prior do Crato n6, Alcântara, Lisboa.

Até o próximo com muitas delicias.

Beijinhos meus


2 respostas para “TÍPICO BRASIL – QUIMERA BREW PUB”

  1. Mariângela disse:

    Que interessante ……. local ideal para conhecer e tomar uma boa cerveja, além do excelente atendimento !!!!!!!!

  2. Parabéns pelo site!

    Desejo-lhes sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Compartilhe esta matéria!

RSS
E-mail
Facebook
Twitter
LinkedIn





Instagram da Andressa


Translate