Você sabe o que é um funil de vendas online no Marketing digital?
Publicado em 01/07/2022 por Lilian Mangialardo
Funil de vendas é uma técnica que tem um modelo fixo estratégico que deixa claro a jornada que o cliente passa, desde o primeiro contato, até a finalização da venda.
Nele você percebe o comportamento e o caminho que cada cliente faz para realizar a compra e é por isso que o funil de vendas é tão importante para o empreendedor.
E como usar o funil de vendas ?
Primeiro você precisa entender que a compra que o cliente realiza no seu site não é através de etapas lineares é fundamental. Entre a pesquisa sobre o produto ou serviço até a finalização do pagamento uma infinidade de coisas pode acontecer. E o funil de vendas serve também como uma ferramenta de antecipação do empreendedor, fazendo com que o tempo de pesquisa não desmotive a realização da compra.
A ideia principal é entender o comportamento do usuário em situações simples. Por exemplo, um potencial cliente que já leu as avaliações feitas no site está mais próximo de efetivar a compra do que aquele que passou poucos segundos olhando o anúncio.
Para entender melhor, mostro abaixo as etapas do funil e as principais explicações de cada etapa:
Topo do funil
É a fase da descoberta, é o momento em que os usuários percebem a necessidade ou desejo por algo até então desconhecido. Nesse momento a consciência do cliente é despertada assim que ele entra em contato com o anúncio.
Meio do funil
Essa etapa em que os usuários já se tornaram leads e precisam ser encaminhados para a satisfação do desejo de compra.
Esse é o momento em que o layout do seu site vai ser o principal motor da venda, já que ele precisa apresentar um caminho rápido, informativo, seguro e diversificado para a concretização da compra. Com o cadastro do usuário para se tornar um lead na etapa anterior, ofereça um benefício, como um desconto, e mostre a todo tempo que ele pode ser usado.
Fundo do funil
Essa etapa em que os leads estão a um passo de se tornarem clientes. Nesse momento o desejo já é algo consciente e concreto e ele está caminhando para a finalização, faltando apenas a etapa de pagamento.
A marca precisa se mostrar irresistível, com informações claras, bom anúncio, avaliações, fotos adequadas e descontos que torne quase impossível sair sem ter consumido.
Cada detalhe de cada etapa do funil é importante e torna o seu site competitivo nesse mercado digital tão acirrado.
Espero que tenham gostado e que desta forma ajude a potencializar ainda mais o vosso negócio.
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